sábado, 13 de julho de 2013

CUIDADO COM AS OFERTAS DE EMPREGO | LEIAM ESTE POST











fotografia: Joana de Sousa (JS photography)
| Direitos Reservados e extremamente proibido a utilização destas fotografias |


Lembram-se deste POST , onde vos disse que ia falar sobre um assunto que me aconteceu à relativamente 1 mês e poucos dias? Pois bem, estas fotografias são o retrato do meu suposto primeiro dia de trabalho. Parece tudo bonito e perfeito não é? mas vou contar-vos desde o inicio o que me aconteceu.
No inicio de Junho fui contactada por uma rapariga que respondeu a uma entrevista de emprego no OLX de uma suposta revista, onde precisavam de jornalistas. Amável como foi, ligou-me a perguntar se estava interessada em trabalhar como fotografa para uma revista, com o nome de revista/jornal MODA MAIS, onde ela foi contactada para ir à entrevista e onde pediram fotógrafos para trabalhar. Fiquei super empolgada e feliz, pois os nomes das grandes empresas que nos davam e a quantidade de pessoas que iríamos trabalhar era perfeito. Senti que me tinha saído a sorte grande e finalmente ia poder mostrar aquilo que mais gosto de fazer e trabalhar mais a vertente jornalística (tudo isto passou-se senão me engano numa 4ºfeira e no domingo começava já a trabalhar). 
A oferta de emprego era perfeita, a contrato e prometiam 750€ por mês, fiquei rendida e super entusiasmada. 
Entretanto tudo isto se passou e no suposto domingo fui trabalhar. 
A jornalista que foi comigo como primeiro dia de trabalho (também), veio-me buscar e seguimos para Setúbal para buscar a suposta responsável da revista. Até aqui tudo bem, a jornalista levou o carro e encheu o deposito e pagou todas as portagens, visto que íamos andar o dia inteiro por Lisboa e onde a responsável garantiu que a revista pagava todos os gastos do deslocamento.
O dia continuou e tínhamos uma entrevista marcada com o Zezé Camarinha às 14h30, depois da entrevista seguimos para o estádio do Jamor, onde se realiza o splash (programa da sic). Trabalhei das 11h até às 02h00 (15horas, não é nada fácil!), estava super cansada, completamente arrebentada mas feliz!
No dia a seguir pedi à responsável para me mostrar o contracto que gostaria de o ler. A responsável recusou-se a mostrar-me o contracto e insistia que lhe envia-se a minha identificação por email. Eu recusei, disse-lhe que podíamos-nos encontrar e ai sim eu dava-lhe a minha identificação e ela mostrava-me o contracto. Continuou a recusar e foi ai que a história começou a "cheirar mal". 
Na 3º feira era suposto irmos trabalhar pois tínhamos mais uma entrevista para fazer. A responsável insistia em ir no meu veiculo ou no da jornalista e afirmando que não se deslocava de meios de transporte porque tinha medo. Peço desculpa mas isto não cabe na cabeça de ninguém! Se eu e a jornalista não existíssemos como é que ela ia trabalhar? Não esquecendo que ela vive em Setúbal e eu e a jornalista moramos na zona do Seixal e os trabalhos são em Lisboa (tal não é o trajecto).
Voltei a desconfiar e pedi mais uma vez para ler o contracto e as condições que o emprego me propunha. Voltaram-me a recusar e ai sim eu pedi para me pagarem o dia, que não tinha interesse em trabalhar às "escuras" (sim porque a revista não existe no mercado e não encontro nada em lado nenhum, a não ser um site manhoso no Brasil).
Entretanto recebi um email onde dizia que a responsável da revista tinha sofrido um acidente e ia ser operada (hummmmm). A suposta pessoa que me enviou o email um Miguel, informou que os trabalhos só seriam pagos por recibos. Fizeram-me ir às finanças pedir um recibo para me pagarem aquilo que eu tenho direito, ao meu esforço, ao meu trabalho e ao tempo que perdi nesta brincadeira toda. 
Até hoje não vi dinheiro nenhum e nem sequer se dignam a responder aos emails, já apresentei queixa na policia e estou seriamente a pensar em entrar em contacto com a produção da sic. Deixa-me um pouco indignada tudo isto e como conseguiu todos estes contactos e  de como entramos no programa da sic para supostamente trabalhar. Para acrescentar que a jornalista que adiantou o dinheiro, não o viu até hoje e disponibilizou 50€ para esta brincadeira toda.
Peço imensa desculpa pelo post extenso mas acho que é importante passar este tipo de mensagem manter-vos informados para que não aconteça com mais ninguém e para nos manter-mos alerta e não passarmos documentação sem termos a certeza onde estamos enfiados. Eu fui enganada!



ROMWE | GREAT NEWS


A Romwe está recheada de novidades e podemos encontrar maquilhagem e acessórios fantásticos.

Makeup things come again!  Eye Shadow PaletteMakeup Brushes, etc...  Do you like them? 
Go:
 http://www.romwe.com/manage_activity/Pretty-little-things/?blogger7

25 comentários:

  1. Fogo! Que esquema marado boneca :/ Acho mesmo que deves entrar em contacto com a produção da Sic para entenderem que tiver lá uma suposta revista que não existe ...Enfim! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Acho que devias, sem dúvida, falar com a produção da SIC! Eles têm que saber quem deixam ali entrar.
    Infelizmente, o que mais há por aí são pessoas assim... enganadoras

    ResponderEliminar
  3. :S eu já teria falado com a produção da Sic sim!
    Que esquema mais manhoso.
    Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  4. acho sinceramente que devias ir para a frente com isto, é demasiado grave, devias contactar a sic sim e não devias deixar isto para trás, é um aproveitamento e uma desonestidade por parte dessas pessoas..

    ResponderEliminar
  5. possa! que situação :( espero que te consigam dizer alguma coisa da produção da sic, mas infelizmente há tanta gente assim, a trabalhar por esquemas manhosos :(

    beijinhos e boa sorte*
    STYLE TRACES BLOG
    ST FACEBOOK PAGE
    ST INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  6. Mas que grande cena que te aconteceu! É que a inicio parecia que corria tudo bem visto que até foste fotografar o programa, mas quando te recusaram a mostrar o contracto viu-se logo que não ia ser coisa boa! Acho que fizeste muito bem em apresentar queixa e a lutar pelos teus direitos porque ainda por cima trabalhaste imensas horas! E acho que são sempre importantes posts deste tipo, porque secalhar muita gente passa pelo o mesmo mas depois não sabe como reagir e o que fazer. Espero que tenhas mais sorte no próximo trabalho que te surja :)

    ResponderEliminar
  7. Estão sempre á espera de gozar com as pessoas honestas crlh -.-
    já me aconteceu algo parecido , mas ao menos consegui receber ao fim de 1mês de espera.


    bjo

    ResponderEliminar
  8. Estou sem palavras. Tenho vergonha no que este país se tornou. Cambada de chulos, que infelizmente não são só políticos! Tenho muita pena que existam casos assim, e mais pena ainda que te tenha acontecido também. Um trabalho que á primeira vista parecia de sonho tornou-se no teu maior pesadelo. Força! E sempre que puderes suja o nome dessa gente! Força!

    ResponderEliminar
  9. Sinceramente, há pessoas muito baixas mesmo... Acho que não devias cruzar os braços e seguir com a acusação para a frente! Essa gente merece ser desmascarada!

    ResponderEliminar
  10. concordo com todos os comentários! há pessoas sem vergonha mesmo.. enfim, é o mundo em que vivemos :/
    mas continua a lutar para eles pagarem por tudo!!

    beijinho

    ResponderEliminar
  11. Que cena. Pois acho que deves continuar. É muito estranho algo que implique uma "empresa" de grande nome como a sic acabar assim... :s

    ResponderEliminar
  12. Cada vez mais e mais as pessoas abusam da falta de emprego para aliciar e enganar.
    Eu tenho vergonha nesta sociedade que engana qualquer um por beneficio próprio.
    Enfim, espero que tudo se resolva princesa.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  13. No teu lugar eu falava com a sic...quê vergonha!

    ResponderEliminar
  14. Eu no teu lugar também como disse a Vanessa falava com a sic, contava o que se passou, porque é inadmissível eles não terem acesso a esse tipo de coisas.
    Que vergonha de país.

    ResponderEliminar
  15. Inspecção Geral de Trabalho, aliás já lá devias ter ido apresentar uma queixa. É crime de fraude laboral, se não estou errada.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Antes de mais obrigada pelo simpático comentário! =)
    Realmente isso é muito estranho, devias mesmo que ver o que se passou, ainda por cima falando-se da SIC... Se vires que tal, fala com a TVI, eles descobrem logo só para botar abaixo o canal concorrente xD





    (GIVEAWAY no blog, participem!
    http://alcinacunha.blogspot.pt/2013/07/1-aninho.html )

    ***

    ResponderEliminar
  17. Nossa que tenso! Belo post
    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram: @simplesglamour

    ResponderEliminar
  18. Mas que esquema mais estranho. Se fosse a ti querida contactava o mais rapido possivel com a producao da SIC.
    Espero que se resolva. As tuas fotos sao lindas como sempre.
    Jokas e boa semana
    http://claudiapersi.blogspot.ca

    ResponderEliminar
  19. Parabens pelo post acho muito bem teres divulgado o que aconteceu. Diz nos se tives te novidades.
    Jokas e boa semana
    http://claudiapersi.blogspot.ca

    ResponderEliminar
  20. Isto está cada vez pior.. não acho normal. Também ando À procura de estágio e está tudo muito complicado :/

    ResponderEliminar
  21. que situação!!! fizeste muito bem em divulgar o que se passou que foi uma vergonha!!
    Mas acho que essas pessoas já a perderam completamente, eu se estivesse no teu caso também moveria mundos e fundos para os denunciar, é o que eles merecem!
    ********
    HF
    http://the-hf-blog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Fogo! Ainda bem que partilhas esta situação! pelo menos alertas pessoas para esta situação?! Mas qual seria o objectivo dessa pessoa/revista?! Que situação estranha!
    Fizes-te muito bem em desconfiar.Fogo!
    Um Beijinho Joana, e que tudo te corra pelo melhor!

    ResponderEliminar
  23. Beeeemmm que historião! :S Lamento muito.
    xoxo
    K.

    ResponderEliminar